29 de novembro de 2013

Terminei um relacionamento, e agora? Como recomeçar o jogo amoroso? Quando estamos sozinho, recém separados e afim de conhecer novas pessoas, o jogo da sedução é colocado em ação. A algum tempo atrás tive a oportunidade de ler um livro muito instrutivos, apesar do título o conteúdo não tem nada a ver com idade, ele se chama “A vida começa depois dos 40” da autora Margarida Vieitez, uma autora Portuguesa.

namoro  Faça o Luto

Depois de terminar uma relação, não se deve ter pressa em voltar imediatamente ao ‘mercado’, porque há um luto a se fazer da relação anterior. Ou seja, antes de qualquer outra relação, temos de fazer um trabalho interior de reflexão sobre o que aconteceu. O que se aprendeu com o antigo relacionamento? Por que é que a ruptura aconteceu, se há um padrão, se foi uma repetição de outra relação..., tudo isso deve ser observado. O luto tem quatro etapas: o choque, a raiva, a aceitação e a reorganização. E quando uma relação foi longa, isto tem mesmo de ser feito. Costumamos dizer que um amor se esquece com um novo amor, mas é mentira. Nem mesmo se a pessoa esta preparada para uma nova relação. E depois o que acontece é que as pessoas acabam por cair nas mesmas frustrações.

Procure pessoas 

Pronto, decidi fazer novos amigos e retomar a ida à discoteca. Primeira dúvida: onde ir? Procure lugares onde se sinta a vontade, é mais fácil ir com uma amiga ou com um grupo de amigos. Assim a  situação se torna mais confortável.

Observe o ‘jogo’

Aqui estou. E agora? O que é que acontece? Os homens começam olhar. Depois, abordam (enfim...). As mulheres são mais discretas e se mantem na zona verde. Pode chegar que se for legal (quem sabe rola). Despois de algumas horas na balada, as pessoas começam a ficar mais ansiosas, porque há quem esteja realmente em busca de alguém, e à medida que a noite avança nota-se a sedução e a ansiedade subirem de nível. As pessoas pensam, ‘eu não volto sozinho para casa’. E aí tudo pode acontecer.

Não avance logo para o sexo

As nossas avós tinham razão: o mistério continua sendo importante... Eu defendo que não deve a ver sexo no primeiro encontro. Aconselho vivamente as mulheres: quanto mais tempo demorar a se ter esta intimidade, mais sólida se tornará  a relação. Claro que não há um número de encontros específicos, mas façam durar. Ou seja, recuperem a arte de namorar à moda antiga: vão ao cinema, passeiem, beijem, façam programas juntos, conheçam-se, e aí sim avancem. Claro que os hormônios e a ansiedade não ajudam: temos aquela sensação de que já não há tempo a se perder. Mas quando a intimidade é imediata, geralmente as pessoas deixam de se ver. É como se o sexo impedisse a intimidade emocional.  Por isso eu acho que é legal esse jogo de se fazer de difícil.

Prepare-se para lidar com homens inseguros

Não espere muitos Don Juan... Se as mulheres estão carentes, os homens estão inseguros. Não sabem conquistar uma mulher, não sabem o que dizer, não se sabem como se comportar. Claro que há os “galinhas”, mas também não é isso que as mulheres querem. Muitos homens se assustam com a independência das mulheres, ou seja: o fato das mulheres não precisarem deles.

Não esteja à espera do Príncipe Encantado

Carregamos desde criança a imagem da alma gémea, e tudo o que não se encaixe nesse padrão não serve. Por outro lado, estamos muito egoístas, muito virados para nós mesmo, qualquer contrariedade nos afasta. Mas também temos de ser tolerantes. Ou seja, encontrar um equilíbrio entre aquilo que queremos e aquilo que temos. Não temos de encontrar a alma gémea. Temos que perceber se conseguiremos formar uma relação com aquela pessoa, se existe um projeto de vida em comum, interesses convergentes, se aquela pessoa nos faz feliz e se contribui para o nosso crescimento.

Confie na intuição

Conselho: se há coisas que a deixam com urticária nos primeiros minutos, passe a outra pessoas – a sua intuição está lhe dizendo que não vale a pena. Há coisas que não se deve dizer em um primeiro encontro. Como por exemplo, falar sem parar de si próprio. Não se fala das ex-namoradas. Não se conta a vida toda.

Perceba em que etapa estão

Muitas vezes, o problema é que os dois se encontram em etapas diferentes da vida. As mulheres têm que identificar em que patamar está cada um: ele quer um caso e ela quer um casamento? Ela só quer divertir e ele quer a mulher da sua vida? As mulheres têm de estar atentas aos sinais que indicam aquilo que os homens querem, em vez de entrarem em negação. E não devem esperar que eles as esclareçam, porque eles não esclarecem. Tem que perceber pela conversa. Perceber como ele se dá com os pais, por exemplo, que é fundamental. Má relação, falta de afeto, distanciamento, conflitos? Temos uma pessoa problemática. Há muitos homens casados na noite. Há pessoas casadas, ou mal casadas, que estão ali para conquistar alguém. E inclusive, se conhecem alguém, continuam a investir nas duas relações ao mesmo tempo.

Não esteja sempre disponível

Vá namorando sem criar ilusões. As mulheres pensam logo ‘que bom, arranjei namorado!’ e desatam a pôr fotos dos dois juntinhos no Facebook. Relaxem, conheçam-se, deixem rolar. Não se stressem, não forcem, não queimem etapas. Se ele manda um sms? Não responda logo. Ele envia um smile? Não mande dez de volta. Eles têm de sentir que estão conquistando, senão perdem o interesse.

Agora é com vocês!

0 comentários:

Tradutor

Tecnologia do Blogger.

Seguidores